domingo, 1 de abril de 2012

Anatel deverá fiscalizar qualidade de som e imagem dos canais da TV por assinatura! 02/04/2012


Em interessante matéria publicada no Revista Home Theater, ventila-se a possibilidade da Anatel, agência reguladora, instituir medidas para melhorar a qualidade de imagem dos canais de TV fechada.
Como já não é novidade por aqui e creio que para nenhum assinante, a qualidade dos canais (especialmente em SD) veio caindo ano à ano, até chegar ao absurdo de canais como o Liv na SKY, Nick na Claro TV ou ESPN Brasil, em qualquer operadora.

Cito apenas alguns, que são os que mais chamam atenção. A compressão dos arquivos é tão grande que as vezes a imagem se torna um verdadeiro show de quadriculados desbotados. Nem parece algo que se está pagando para ver. Os motivos são vários, mas o principal é apenas um: abandonou-se a qualidade em prol de uma maior grade de canais. E isso foi pedido dos próprios brasileiros, que preferem no geral mostrar aos amigos e familiares uma maior gama de opções do que qualidade em si. O importante é tem, e quanto mais melhor. Antes feio do que não poder assistir.

Se você pensa justo o contrário de tudo que escrevi, pode ter esperanças: A Anatel poderá em breve obrigar as operadoras a atingir um mínimo de qualidade e um equilibrio entre canais. Em tese os canais de TV aberta que as operadoras redistribuem, teriam uma qualidade pior, devido a menor demanda e por não serem cobrados. Mentira. A qualidade dos canais Globo geralmente é melhor que quase todos os outros SD. Outro problema da notícia divulgada, é a Anatel obrigaria as operadoras a manterem a qualidade que lhes é enviada pela programadora em si. Ok, mas quem disse que as operadoras estão mandando o sinal de seus canais de forma decente?
Espero que o pessoal da Anatel comece a assistir os canais, e a compara-los, antes de elaborarqualquer norma do genêro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Archives